close

CURIOSIDADE

RUAS DA ZAUNA.

Cada rua do nosso condôminio possui nome científico de diferentes especies de passaros. Veja abaixo cada um deles. 

Rua Sabiá 

Nome científico: Mimus saturninus
Quanto mede: 26 cm – 73 gr
Onde vive: São campestres, vivendo em regiões semi-áridas e em geral prefere habitar campos abertos com árvores esparsas e vegetação arbustiva.
Filhotes: postura 3 a 4 ovos – incubação 12 ou 14 dias.
É comum nas capoeiras, no cerrado ralo e nos campos de pastagens das fazendas. Pode ser observado também nas montanhas e nos buritizais. Regiões campestres do baixo Amazonas, através do Brasil central, nordeste, leste e sul até o Uruguai, Paraguai, Argentina e Bolívia. Possui uma coloração cinzenta no dorso, alto da cabeça, asas e cauda. O peito e o ventre são de um branco amarelado ou arroxeado pela terra e a íris é, às vezes, amarela. Movimenta-se em largos saltos ou corre pelo chão. Pode pousar na ramagem apoiando-se em dois galhos vizinhos, demonstrando agilidade incomum. Voa muito bem. A cauda indica qualquer emoção, sendo fortemente arrebitada, daí conhecido também com o nome de “arrebita-rabo”
 

Rua Beija-Flor

Nome científico: Ramphodon dohrnii
Nome vulgar: Beija-flor
Categoria: Ameaçada
Comprimento: 12,2 a 13,7 cm.
Ocorrência Geográfica: Matas litorâneas do sul da Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Bico quase reto e de mandíbula esbranquiçada. Todas as retrizes (penas da cauda) são da cor bronze-metálico uniforme, tendo as laterais (quatro de cada lado) a ponta branca. As partes superiores são bronzíneo-esverdeadas e as partes inferiores cor de canela. As zonas superciliares e malares são brancas e a área pós-ocular é negra. A maxila é preta, a mandíbula amarela com ponta escura e os pés são amarelos. A fêmea tem o bico mais curvado, como também uma coloração mais pálida. Incubação: O tempo de incubação é de 15 dias e os filhotes permanecem no ninho por 27 dias. A época da incubação é de setembro a fevereiro. Ovo: 0,75 g, 17 x 10 mm. Asa 68 mm - cauda: 39 mm - bico: 29 mm.

Rua Garça

Nome científico: Ardea alba
Categoria: Vulnerável
Hábitat: borda de lagos, rios e banhados.
Tamanho: 75,0 cm. 

Na época da reprodução, aparecem no dorso dos indivíduos de ambos os sexos as egretas, penas delicadas que se eriçam durante a dança nupcial. Tais penas, por despertarem a cobiça de comerciantes, foram a causa da matança de milhares de Garças. No final do período reprodutivo as egretas ficam bem desgastadas e são substituídas por penas de cobertura normais. A. alba, assim como outros ardeídos, possui a penugem de pó concentrada no peito e na região uropigiana. Esta penugem é representada por penas que crescem continuamente e que se desintegram em pó azulado; este é espelhado pelo bico na plumagem da ave e absorve as suas impurezas. Com auxílio da unha do dedo médio do pé, transformada em pente, a ave promove a limpeza da plumagem. Como as outras Garças e socós, A. alba voa com o pescoço encolhido e as pernas estendidas.

 

Rua Bem-te-vi

NOME CIENTÍFICO - Pitangus sulphuratus 
TAMANHO: 25 cm
ALIMENTAÇÃO: Insentívoro
LOCALIZAÇÃO: América do Sul, América do Norte e América Central.

O Bem-te-vi é insetívoro, come todo o tipo de comida, devora centenas de insetos diariamente mas também fruta e flores de um jardim, ovos de outros passarinhos, minhocas, outros bichos (até cobras). Seu nome popular é onomatopaico, pois ele emite um chamado curioso, no qual parece pronunciado com clareza: "Bem-te-vi. No calor do dia chamará sua atenção constantemente cantando o seu nome e se sentará em um fio de telefone ou em um telhado. A maioria dos outros pássaros manterá silencioso, ao redor, enquanto o bem-te-vi canta.

 

Rua Cardeal

NOME CIENTÍFICO: Richmondena cardinalis

COMPRIMENTO: 22 cm

FILHOTES: 2 a 5 ovos por ninhada

INCUBAÇÃO: 12 dias

Tão notável quanto o colorido é o grande bico do cardeal, e sobretudo a crista que orna a parte dianteira de sua cabeça. O ninho consiste em uma taça mais ou menos fechada feita de ramos, folhas e capim. Como a fêmea pode ter três ou quatro ninhadas por ano, ela precisa construir um segundo ninho para chocar, enquanto o macho alimenta a ninhada precedente. Tratados com uma substancial dieta de insetos, os filhotes crescem depressa e deixam o ninho depois de 10 dias.

 

Rua Quero Quero

NOME CIENTÍFICO: Vanellus Chilensis. CARACTERÍSTICAS: Possui 2 esporões sob as asas. Faz o ninho no chão.
DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA: América do Sul, desde a Argentina e leste da Bolívia até a margem direita do baixo Amazonas, no Brasil. 
Habitat: Habita as grandes campinas úmidas e os espraiados dos rios e lagoas.

O quero-quero é uma ave do tamanho de uma perdiz e caracteriza-se pelo colorido geral cinza-claro, com ornatos pretos na cabeça, peito e cauda. A barriga é branca e a asa tem penas verde-metálicas. Apresenta um penacho na região posterior da cabeça; o bico e as pernas são vermelhadas e tem um par de esporões no encontro das asas.O quero-quero é sempre o primeiro a dar o alarma quando algum intruso invade seus domínios. É uma ave briguenta que provova rixa com qualquer outra espécie habitante da mesma campina. As capivaras tiram bom proveito da convivência com o quero-quero, pois, conforme a entonação, o grito dessa ave pode significar perigo. Então os grandes roedores procuram refúgio na água.  O quero-quero, afasta os intrusos que se aproxima de seu ninho, fingindo-se ferido.

 

Praça Periquito

Nome científico: Brotogeris veiridissimus
Nome vulgar: Periquito-verde.

Hábitat: florestas, áreas abertas e parques de cidades.
Tamanho: 24,0 cm.

Nesta espécie, o azul violeta das asas apresentado por parte das coberteiras e rêmiges, destaca-se no colorido predominantemente verde. Deslocam-se em bandos barulhentos, pois os indivíduos vocalizam durante o vôo.

Alimenta-se de frutos, sementes e néctar; em geral, nos meses de junho a agosto são observados destruindo os frutos de paineiras (Chorisia speciosa) para utilizarem suas sementes como alimento espalhando um tapete de paina sob as árvores. Durante o inverno, junho a setembro, época de floração dos suinãs (Erythrina speciosa), podem ser observados cortando com o bico as flores destes, para coletar gotículas de néctar.

Constroem o ninho em cavidades de árvores ou nas bainhas foliares de palmeiras, junto ao tronco; nele são postos 4 ovos brancos que medem cerca de 25 x 21 mm. A incubação, que dura cerca de 26 dias, é tarefa da fêmea; o macho alimenta a companheira durante este período e auxilia na alimentação dos filhotes que deixam o ninho cerca de 5 semanas após o nascimento.

 

Praça Gralha Azul

Nome científico: Cyanocorax caeruleus
Nome vulgar: Gralha-azul
Categoria: Ameaçada

Alimenta-se de frutas e insetos. É responsável pela propagação do pinheiro-do-paraná (Araucaria angustifolia). Ela colhe o pinhão das árvores, escondendo em lugares na floresta, pela superfície do solo, para quando estiverem com fome buscar, mas normalmente esquecem onde esconderam. Desse processo originam-se novas árvores. Ave símbolo do Estado do Paraná.

 

Rua Maritaca

Nome científico: Pionus maximiliani.
Nome vulgar: Maritaca.

Hábitat: florestas.
Tamanho: 29,0 cm

Alimenta-se frutos e sementes coletados nas copas das árvores, tais como o pinhão do pinheiro-do-paraná (Araucaria angustifolia) e frutos da figueira (Ficus spp).
Nidificação: constroem o ninho em cavidades de árvores, onde a fêmea põe de 2 a 5 ovos brancos, que medem cerca de 32 x 24 mm. Em geral é a fêmea quem se encarrega da incubação, cabendo ao macho a tarefa de alimentá-la durante este período.

É característico o vôo desta espécie, que tem um batimento de asas abaixo do nível do corpo. É uma ave barulhenta durante o vôo, mantendo-se silenciosa quando pousada, como o fazem outros psitacídeos. São geralmente observadas aos pares ou em pequenos bandos, mas às vezes em bandos de até 50 indivíduos.

Rua Azulão

Nome científico: Cyanocompsa brissonii

Nome vulgar: Azulão

Encontram-se espalhados pelas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul do Brasil e também na Argentina. Pertence a família dos Frigilídeos e é também conhecido por Gurundi-azul e Reina-Mora. Não é um pássaro muito social e normalmente é avistado sozinho junto às matas ciliares e campinas. Seu canto afável divide-se em dois tipos principais: Canto Normal e Surdina, sendo este último um dos cantos mais belos que um pássaro pode realizar. Da mesma forma que o canto dos Curiós varia de uma região para outra, assim também ocorre com o Azulão cujo canto é marcado por vários “dialetos”.

 

Rua Coleirinha

Nome cientifico:  Sporophila caerulescens:

Ocorre em praticamente todo o Brasil, menos nas regiões Amazônica e Nordeste;

Habitat :Campos abertos, capinzais.

Outras formas :Ocorrem também Coleirinhas com peito amarelo e Coleiros-baianos com peito branco.

Tipo de ninho: Em forma de taça. Aceitam perfeitamente ninhos de corda de 8,5 cm de diâmetro.

Postura : 2 a 3 ovos.

Incubação: 13 dias.

Comportamento e reprodução: Embora seja muito popular no Brasil, o Coleirinha é muito pouco criado em cativeiro. A reprodução é mais fácil em viveiros arborizados.

Tamanho: 11 cm.

 Rua Rouxinol

Nome cientifico: Leiothrix lutea

Características: Atinge cerca de 15 cm. A cabeça, pescoço, o dorso, as laterais e as penas superiores da cauda são verde-acinzentados.

A garganta é amarelo brilhante, transformando-se em alaranjado na região do peito .

Habitat: Habitam áreas florestais, vivendo em pequenos grupos ou aos pares durante o período reprodutivo

Reprodução: A postura é constituída de 03 a 05 ovos que são incubados alternadamente pelo macho e pela fêmea, por um período de 12 dias. Os filhotes deixam o ninho com 03 semanas de vida

 

Rua João de Barro 

NOME CIENTÍFICO: Furnarius rufus

CARACTERÍSTICAS: Ninho medindo 30 cm de diâmetro na base. Paredes com espessura de até 5 cm. 
DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA: O joão-de-barro (Furnarius rufus) encontra-se desde Minas Gerais e Mato Grosso até a Argentina, onde é conhecido como Hornero. Um outra espécie habita o norte do Brasil e é conhecida como maria-de-barro, oleiro e amassa-barro.

É admirável a habilidade com que esta ave constrói a sua casa nos postes, nas traves das porteiras ou nos galhos de árvores desnudas. O ninho consiste em uma bola de barro, dividida em dois compartimentos. A porta, que permite ao pássaro entrar sem se abaixar, impede que o vento atinja o interior, pois é sempre voltada para o norte. Macho e fêmea ocupam-se ativamente da construção, transportando grandes bolas de barro que são amassadas com os bicos e com os pés. No compartimento maior, forrado com musgo, cabelos e penas, a fêmea deposita de 3 a 4 ovos brancos, três vezes ao ano. O joão-de-barro é pouco menor que um sabiá, porém mais delgado. Sua cor é cor de terra, com a garganta branca e a cauda avermelhada. É uma ave alegre que gosta de conviver com o homem. Vivem em casais e passam os dias a gritar em curiosos duetos.

Rua Araras

Nome cientifico: Ara ararauna

Sua plumagem apresenta basicamente duas cores: o azul da parte superior e o amarelo da inferior, principalmente região ventral. A garganta e as fileiras de penas faciais são pretas. O bico é negro, forte, alto e curvado, adaptado para cortar sementes duras. O maxilar é branco, com a parte inferior negra. A arara pode atingir 80 cm de comprimento e pesar cerca de 1,3 kg.

Alimentação: come coquinhos, frutos e sementes.

Biologia e comportamento social: voa aos pares ou três indivíduos, podendo ser o terceiro um filhote. Esta combinação faz parte de bandos maiores, com até 30 indivíduos, que se abrigam para dormir em poleiros coletivos usando grandes deslocamentos diários, indo do ponto de alimentação até o ponto de descanso e pernoite.

Reprodução: faz ninho no oco de árvores, preferindo palmeiras mortas. Na época da reprodução, costuma se separar do grupo. São postos em média dois ovos, no fim da primavera, que são chocados por cerca de 24 a 26 dias. Os filhotes ficam no ninho por cerca de 90 dias e nesse período são alimentados pelos pais, que regurgitam a comida.

Predadores: Gavião-real e primatas de médio porte.

Longevidade: média de 80 anos.

Habitat: matas úmidas, na copa das árvores altas. Prefere as florestas de galeria e várzeas com buritizais e babaçuais.

null_img
null_img
null_img